Currículo

Na hora de elaborar o currículo surgem sempre dúvidas. Vale salientar que nem sempre há a forma correta de se fazer o currículo, mas a maneira mais adequada. O comissário mania reuniu algumas dicas para você sobre esse assunto!

Tente deixar o currículo com uma folha apenas, se possível. Coloque apenas informações importantes e relevantes ao cargo desejado.

Fique atento ao seu endereço de email. Não vá usar algo como sexygirl@email.com. Se for preciso, crie uma nova conta, para fins profissionais.

PAPEL – O currículo pode ser impresso em qualquer tipo de papel, mas dê preferência a papeis mais firmes, pois evita que amasse e cause má impressão. As dicas de papel são o Vergê 180g e o Couchê fosco. A cor do papel deve ser sempre discreta. Na dúvida faça branco. Não use papel colorido ou perfumado.

FOTO - Preocupe-se com sua apresentação pessoal, então use uma foto de qualidade. Vale investir um pouquinho e ir até um estúdio especializado e tirar a foto profissional.

Tamanho ideal: 5×7 cm

Mulheres: Cabelos presos, maquiagem, roupa social (terninho/blazer e camisa; nada de uniforme da escola), e (agora um fato que gera um pouco de polêmica) sem lenço. Dizem que algumas empresas preferem com lenço outras sem, na melhor das hipóteses você sem lenço produz uma imagem mais limpa, onde a atenção é voltada para você, não para sua escolha da cor ou estampa do lenço.

Homens: Cabelo bem cortado, barba feita, roupa social (terno e    gravata), e maquiagem só se bem discreta (para conter oleosidade da pele), pois a maioria das companhias não aceita que os comissários a use em serviço.

Foto anexada ou impressa?

As duas formas estão corretas, porém se você decidir imprimir na mesma folha do currículo se preocupe com a qualidade da foto, preste atenção se o papel e a impressora que você escolheu para a impressão são adequados.

Para foto anexada, dê preferência ao papel fosco e cole-a no currículo.

LOGOMARCA – Algumas escolas de aviação civil e aeroclubes se oferecem para confeccionar o currículo do aluno formado e adicionam sua logomarca no mesmo. Isto é errado. A escola está apenas em busca de propaganda. Se isso for uma cortesia da escola, você pode até aceitar este currículo para possuir uma referência de modelo, mas NÃO enviem seus currículos com o logotipo da escola para as empresas aéreas.

MODELO – O comissário mania disponibiliza dois arquivos de currículos, um em português, num modelo Ideal para enviar às companhias aéreas via correios; e um em inglês, seguindo o padrão exigido pelo recrutamento da Emirates no Brasil.

Ambos os currículos possuem fotos no próprio modelo. Você pode apagá-la, deixando o espaço em branco para depois anexar (colar) sua foto, ou deletar e seguir os passos abaixo pra incluir digitalmente sua foto.

Para anexar sua foto no modelo de currículo para impressão no próprio papel:
Clique em inserir imagem (a imagem aparecerá inicialmente fora de formatação).
Clique em cima da foto com o botão direito do mouse.
Clique em formatar imagem.
Selecione na aba Layout a opção “Na frente”
Depois, na aba Tamanho, coloque os valores 2,76” para altura e 1,97” para largura (equivalem ao tamanho 5x7cm).
Arraste a foto para melhor posicioná-la.

Observação: No modelo em inglês colocamos o endereço em português. Se o recrutador precisar localizá-lo ou enviar uma correspondência para você será assim que os correios irão encontrá-lo.

Por fim, algumas respostas a dúvidas comuns sobre formação e conhecimentos acadêmicos:

1. No contexto de recrutamento e seleção, quando é lido que um candidato tem ensino médio ou superior incompleto, imediatamente associa-se a expressão “incompleto” a um curso interrompido ou abandonado. Portanto, se você ainda está cursando o ensino médio ou uma graduação, prefira a expressão “em curso” ou “cursando”.

2. Se a sua vaga exigir nível superior ou técnico completo, não é necessário registrar informações sobre ensino médio e fundamental. Para comissários é exigido o ensino médio como pré-requisito para o curso de formação. Apenas cite o ensino médio em seu currículo se este foi do tipo técnico (por exemplo, no campo formação acadêmica: Ensino médio técnico em turismo).

3.  Se você iniciou um curso e depois mudou de área, você pode ou não incluir o curso “abandonado” nas suas formações profissionais. Fica ao seu critério, mas…

4. …Se você tem muitos cursos em diferentes áreas, convém listar no seu currículo apenas aqueles relacionados à vaga em questão. Por exemplo, se você busca uma vaga de comissário, citar um curso sobre atendimento ao cliente pode ser útil, embora já não possamos dizer que é objetivamente útil mencionar um curso de jardinagem. Mantenha-se focado!

Vale lembrar que nossas dicas e ideias certamente não esgotam a discussão sobre apresentação de cursos e formação acadêmica no currículo profissional.

Faça aqui o download dos modelos de currículo que o Comissário Mania preparou para você:

Modelo Padrão:

Currículo – Comissário Mania - Atualizado!

Modelo em Inglês:

Currículo-Comissário-Mania-Inglês.doc