Carreira

O Comissário Mania tem o prazer de recebê-lo a bordo!

Solicitamos a sua atenção para a explicação sobre sua futura carreira, que será exibida logo abaixo!

A(o) Comissária(o) de bordo é, antes de tudo, um agente de segurança preparado para lidar com diversas situações de emergência.

Deve auxiliar o comandante da aeronave, se encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança, com procedimentos normais e de emergência, do atendimento aos passageiros a bordo e da guarda de bagagens, documentos e valores que lhe tenham sido confiados pelo comandante.

Além de ser responsável pela segurança, este profissional é também responsável pelo bem estar e tranquilidade dos passageiros, evidenciando outro aspecto relevante nessa carreira, que é o preparo psicológico.

Dependendo das características do voo, é comum que o passageiro não fique à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo calmo

Características Pessoais

Segundo o Comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas, em sua ‘Carta do Comandante’ de 01.10.2000, as seguintes características pessoais são importantes para um comissário de bordo:

  • Bom Humor
  • Entusiasmo
  • Espírito de Servir
  • Humildade
  • Personalidade Participativa
  • Facilidade de Relacionamento
  • Apresentação Pessoal
  • Ser bilíngue (Inglês/Francês/Alemão/Italiano)

Além disso, esses profissionais devem ter outras características desejáveis:

  • Autocontrole
  • Boa saúde
  • Capacidade de adaptação a novas situações
  • Capacidade de comunicação
  • Capacidade de decisão
  • Capacidade de lidar com o público
  • Desembaraço
  • Discrição
  • Equilíbrio emocional
  • Firmeza
  • Gosto por servir
  • Habilidade para mediar conflitos
  • Iniciativa
  • Paciência
  • Senso de responsabilidade
  • Simpatia

Altura e boa aparência importam?

Embora não faça parte dos requisitos mínimos desejáveis, a maioria das companhias buscam candidatos com boa aparência, peso compatível com a altura, e devido à exigência de se alcançar compartimentos em diferentes partes do avião, buscam-se comissários com em média estaturas entre 1,58m e 1,80m para mulheres e de 1,67m a 1,85m para homens.

Mas isto não é um fator limitante, visto que cada vez mais companhias voam com aeronaves de portes diferentes. A baixa estatura que pode ser um fator restritivo numa aeronave de grande porte, como as da Boeing e Airbus, voadas em companhias como GOL e TAM por exemplo, pode ser um requisito exigido para voar em aeronaves menores, como os ATRs e aviões da Embraer, de companhias como a Trip, Azul e Passaredo. Basta conferir nas diferentes empresas aéreas quais são as aeronaves e exigências em relação a cada uma delas.

E quanto a idade? Há limites?

As companhias aéreas não declaram um limite de idade em suas contratações, infelizmente. Mas as empresas buscam antes de tudo pessoas qualificadas.
Há relatos de que a idade não pesará se você for muito bem qualificado.
Ter um segundo idioma fluente é praticamente um carimbo de entrada no meio, se são dois então, você tem muitas chances. O inglês em nível intermediário já é exigência da maioria das companhias aéreas, então é preciso se dedicar ao idioma. Com nível básico às vezes é possível conseguir uma vaga no mercado, mas é preciso estar à frente dos outros candidatos, pois o mercado é concorrido.

Confira, o que disse uma comissária da TAM em entrevista ao nosso site:
“existem comissários que começaram na aviação com 35, 37 anos de idade. Não são tripulantes que voaram em outras cias aéreas antes de chegar nessa empresa. São pessoas que realmente começaram com uma idade mais madura, mais experiente e com um outro olhar em relação ao trabalho.”
http://www.comissariomania.com.br/portal/2013/04/02/entrevista-comissaria-da-tam/

Algumas funções dos comissários de bordo:

Algumas funções dos comissários de bordo:

  • Recepcionar e encaminhar passageiros para seus lugares;
  • Conferir equipamentos de segurança (funcionamento de máscaras de oxigênio e disponibilidade de coletes salva-vidas em número suficiente, por exemplo);
  • Demonstrar o uso dos equipamentos de segurança e a localização das saídas de emergência;
  • Verificar se todos os passageiros estão com as poltronas em posição correta e com o cinto de segurança, quando necessário;
  • Transmitir informações sobre as condições meteorológicas e o tempo de voo;
  • Atender às solicitações dos passageiros durante a viagem.
  • Checar e oferecer comida, bebida, travesseiros e cobertores;

Mercado de trabalho

Para ingressar em uma companhia aérea, a(o) comissária(o) de bordo deve ter pelo menos dezoito anos de idade, embora algumas empresas determinem que você seja mais velho.

Pela competitividade de mercado, além da exigência mínima de segundo grau completo, as empresas aéreas passaram a dar preferência a candidatos com diploma de graduação em áreas voltadas a comunicação interpessoal. Tem mais chance de contratação também os que possuem cursos de aperfeiçoamento, tais quais qualificações e experiência em atendimento ao cliente, além de habilidades básicas em informática.

Saber outro idioma, de preferência o inglês no nível intermediário, é o esperado pelas companhias aéreas, aumentando as chances de contratação. Além disso, as companhias favorecem comissários que falem uma terceira língua, o que facilita sua promoção aos voos internacionais.

Para viagens internacionais, um comissário e aeromoça precisam obrigatoriamente saber fluentemente o idioma do destino. Mesmo que esse requerimento não seja obrigatório, os profissionais que possuem tal habilidade terão a preferência de escolha. Se você só sabe um idioma, se prepare para trabalhar em voos domésticos apenas.

Os benefícios de ser comissário de bordo

Um comissário de bordo, assim como sua família, tem normalmente a permissão de viajar de graça, ou com um grande desconto na companhia em que ele trabalha, e em alguns casos podem receber descontos em outras companhias aéreas. Contudo, algumas companhias estabelecem que o comissário de bordo esteja empregado por um certo período antes que ele possa desfrutar desse privilégio.

Existe também a oportunidade de se conhecer diferentes cidades e países. Mesmo que a estadia em seu destino não seja longa, se não houver a necessidade de permanecer na aeronave ou ter que sair de um avião e entrar em outro imediatamente, pode-se então ter algum tempo livre para conhecer o local. Muitos aproveitem essa chance para descansar, mas há a oportunidade de visitar as atrações locais e experimentar um pouco da cultura local.

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http://www.comissariomania.com.br/portal/carreira/quero-ser-comissariao/